_CONTEXTO____________________________________________________________
O Simbolismo - que também foi chamado de Decadentismo, Impressionismo, Nefelibatismo ,- surgiu na França, por volta de 1880, e de lá difundiu-se internacionalmente, abrangendo vários ramos artísticos, principalmente a poesia. O período era de profundas modificações sociais e políticas, provocadas fundamentalmente pela expansão do capitalismo, na esteira da industrialização crescente, e que convergiram para, dentre outras consequências, a I Guerra Mundial. Na Europa haviam germinado ideias científico-filosóficas e materialistas que procuravam analisar racionalmente a realidade e assim apreender as novas transformações; essas ideias, mormente as do positivismo, influenciaram movimentos literários como o Realismo e o Naturalismo na prosa, e o Parnasianismo na poesia.
_____________________CARACTERÍSTICAS GERAIS________________________
Musicalidade: música, a mais importante de todas as artes. “A música antes de tudo.” Aliterações, assonâncias, onomatopéias, sinestesias.
Linguagem vaga, imprecisa, sugestiva: : não mostrava as coisas, apenas as sugeria.
Negação do materialismo: reação ao materialismo e ao cientificismo realistas.
Retorno à mentalidade mística: comunhão com o cosmo, astros.
Individualismo: ênfase pelo particular e individual do que pelo geral e Universal.
Os textos comumente retratam seres efêmeros (fumaça, gases, neve...). Imagens grandiosas (oceanos, cosmos...) para expressar a ideia de liberdade.
Conhecimento intuitivo e não-lógico.
Ênfase na imaginação e na fantasia.
Desprezo à natureza: as concepções voltam-se ao místico e sobrenatural.
Linguagem ornada, colorida, exótica, bem rebuscada e cheia de detalhes: as palavras são escolhidas pela sua sonoridade, num ritmo colorido, buscando a sugestão e não a narração.
______ SIMBOLISMO NO BRASIL _______________________________________
A publicação de Broquéis e Missal (1893), de João da Cruz e Souza, inaugura este movimento, que se caracteriza por melancolia, gosto dos ritmos fluidos e musicais, incluindo o uso de versos livres; uso de imagens incomuns e ousadas. O cuidado na evocação das cores e de seus múltiplos matizes mostra, também, uma influência do Impressionismo.
___________________________________________________PRINCIPAIS AUTORES:
Antífona Cruz e Sousa Ó Formas alvas, brancas, Formas claras De luares, de neves, de neblinas! Ó Formas vagas, fluidas, cristalinas... Incensos dos turíbulos das aras... (...) Indefiníveis músicas supremas, Harmonias da Cor e do Perfume... Horas do Ocaso, trêmulas, extremas, Réquiem do Sol que a Dor da Luz resume... (...) Infinitos espíritos dispersos, Inefáveis, edênicos, aéreos, Fecundai o Mistério destes versos. Com a chama ideal de todos os mistérios. Do Sonho as mais azuis diafaneidades Que fuljam, que na Estrofe se levantem E as emoções, todas as castidades Da alma do Verso, pelos versos cantem. |
Alphonsus de Guimaraens (1870-1921), filho de Albino da Costa Guimarães, comerciante português, e de Francisca de Paula Guimarães Alvim.O “Solitário de Mariana” como era conhecido Afonso de Guimarães, viveu grande parte de sua vida em MG, onde exerceu a magistratura. Marcado pela morte de sua noiva quando ambos tinham 18 anos, Alphonsus de Guimarães jamais conseguiu esquecer o ocorrido, embora tivesse casado posteriormente e sido pai de 14 filhos. A tragédia na adolescência despertou nele um sentimento religioso que acompanharia toda a sua poesia.
REFERÊNCIAS
AMARAL, Emília, ANTÔNIO, Severino, FERREIRA, Mauro, LEITE, Ricardo &. Novas palavras: língua portuguesa: ensino médio. 2 ed. renov. São Paulo: FTD, 2005.
CAMPEDELLI, Samira Yousseff, SOUZA, Jésus Barbosa. Português- Literatura, Produção de Textos & Gramática- 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2002.
TERRA, Ernani, NICOLA, José de. Português de olho no mundo do trabalho. Vol. un. 1. ed. São Paulo: Scipione, 2005.
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Parabéns pelo excelente trabalho. Blogs que tratam da Língua Portuguesa são sempre bem-vindos por alunos e professores. Espero que vocês continuem postando suas descobertas e dando oportunidade a outros alunos para discutir sobre temas teóricos e práticos que fazem parte da formação de professores de Língua Materna. Adicionei o blog a meus favoritos e continuarei acompanhando com expectativa suas futuras contribuições.
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