segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Carta de Reclamação


carta de reclamação é um tipo de gênero textual  que serve para reclamarmos ou protestarmos. É utilizada quando o remetente descreve um problema ocorrido a um destinatário que pode resolvê-lo. É considerado um texto persuasivo, pois o interlocutor tenta convencer o receptor da mensagem a encontrar uma solução para o problema apontado na carta.

É necessário que uma carta de reclamação tenha:    
§ Identificação do remetente (alguém que se sente lesado, com direito de reclamar);
§  Identificação do destinatário (pessoa que supostamente lesou o reclamante);
§  Data e local;
§ Saudação inicial;
§ Exposição do assunto ou breve história da questão;
§ Fundamentação dos direitos do reclamante;
§  Pedido de reparação ou compensação;
§  Despedida;
§  Assinatura;
§  Documentos em anexo se necessário;

Exemplo:

Remetente:
Ricardo Pacheco
Rua dos Aimorés, nº 01, Bairro JJ
000-000 Campinas do Sul

Destinatário:
MICRO COMPANY, LTDA.
Rua Senador Helvídio Nunes, nº 2
0000-000 Campinas do Sul

Campinas do Sul, 30 de agosto de 2010.

Assunto: computador entregue com estragos aparentes

Exmo(s). Senhor (es),
No último dia 05 de Agosto, dirigi-me ao seu estabelecimento, situado na Rua do Senador Helvídio Nunes , nº 2, como endereçado, a fim de comprar um computador. Após escolher o modelo que me interessou, solicitei que a mercadoria fosse entregue na minha casa. Para tanto, assinei a nota de encomenda e paguei a taxa para que fosse realizado o serviço. No dia 10 do mesmo mês, foi-me entregue o computador encomendado, no entanto, após ligar o aparelho na tomada constatei que o mesmo emitia mais de 8 apitos e não funcionava.
Diante deste fato, recusei o computador e solicitei q-ue me fosse enviado outro exemplar em excelente estado, o que faria jus ao valor já pago. Entretanto, até a presente data continuo à espera.
O atraso na resolução do problema vem ocasionado vários transtornos ao meu cotidiano. Por este motivo, demando que outro computador de mesma marca e modelo seja entregue, sem falta, dentro de   3 dias úteis. Caso contrário,   anularei a compra e exijo a restituição dos valores pagos.

Atenciosamente,
Ricardo Pacheco.

Anexos: fotocópias da nota fiscal de compra e do recibo da taxa de entrega.

ATENÇÃO:

·        A carta deve ser preferencialmente digitada, pois facilita a leitura e evita equívocos.

·        Para que uma carta de reclamação seja eficaz, deve ser dirigida à entidade competente, basear-se em fatos verdadeiros e ser redigida em uma linguagem clara e bem organizada.



Referências:
ABAURRE, Maria Luzia. Produção de Texto: interlocução e gêneros. São Paulo: Moderna, 2007. 
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