A carta de reclamação é um tipo de gênero textual que serve para reclamarmos ou protestarmos. É utilizada quando o remetente descreve um problema ocorrido a um destinatário que pode resolvê-lo. É considerado um texto persuasivo, pois o interlocutor tenta convencer o receptor da mensagem a encontrar uma solução para o problema apontado na carta.
É necessário que uma carta de reclamação tenha:
§ Identificação do remetente (alguém que se sente lesado, com direito de reclamar); § Identificação do destinatário (pessoa que supostamente lesou o reclamante); § Data e local; § Saudação inicial; § Exposição do assunto ou breve história da questão; § Fundamentação dos direitos do reclamante; § Pedido de reparação ou compensação; § Despedida; § Assinatura; § Documentos em anexo se necessário; |
Exemplo:
Remetente: Ricardo Pacheco Rua dos Aimorés, nº 01, Bairro JJ 000-000 Campinas do Sul Destinatário: MICRO COMPANY, LTDA. Rua Senador Helvídio Nunes, nº 2 0000-000 Campinas do Sul Campinas do Sul, 30 de agosto de 2010. Assunto: computador entregue com estragos aparentes Exmo(s). Senhor (es), No último dia 05 de Agosto, dirigi-me ao seu estabelecimento, situado na Rua do Senador Helvídio Nunes , nº 2, como endereçado, a fim de comprar um computador. Após escolher o modelo que me interessou, solicitei que a mercadoria fosse entregue na minha casa. Para tanto, assinei a nota de encomenda e paguei a taxa para que fosse realizado o serviço. No dia 10 do mesmo mês, foi-me entregue o computador encomendado, no entanto, após ligar o aparelho na tomada constatei que o mesmo emitia mais de 8 apitos e não funcionava. Diante deste fato, recusei o computador e solicitei q-ue me fosse enviado outro exemplar em excelente estado, o que faria jus ao valor já pago. Entretanto, até a presente data continuo à espera. O atraso na resolução do problema vem ocasionado vários transtornos ao meu cotidiano. Por este motivo, demando que outro computador de mesma marca e modelo seja entregue, sem falta, dentro de 3 dias úteis. Caso contrário, anularei a compra e exijo a restituição dos valores pagos. Atenciosamente, Ricardo Pacheco. Anexos: fotocópias da nota fiscal de compra e do recibo da taxa de entrega. |
ATENÇÃO:
· A carta deve ser preferencialmente digitada, pois facilita a leitura e evita equívocos. · Para que uma carta de reclamação seja eficaz, deve ser dirigida à entidade competente, basear-se em fatos verdadeiros e ser redigida em uma linguagem clara e bem organizada. |
Referências:
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